Petit é paciente cardiopata grave. Fez reavaliação cardiológica esse mês e vamos compartilhar nossa experiência com vocês. Afinal, o objetivo do MeuPetEspecial é exatamente esse: trocarmos experiências e informações.

A última experiência que tivemos com cardiologista foi o susto (e põe susto nisso!) quando Petit foi internado com edema pulmonar devido à cardiopatia dele. Relembre esse episódio clicando aqui.

Petit é cardiopata grave, com problemas nas válvulas e insuficiência cardíaca congestiva. Cães com mais de 7 anos devem realizar avaliação cardiológica pelo menos a cada ano pois mais de 70% deles desenvolvem doenças do coração e quanto mais cedo o controle, melhor o prognóstico. Leia mais sobre os tipos de cardiopatia, sintomas e tratamentos clicando aqui. Quando foi internado, acabamos trocando de médico. Ele passou muito mais remédios para Petit e mandou reavaliar em 4 meses. 8 meses depois, finalmente, reavaliamos. Por que demoramos tanto? Dinheiro, né!? Fiz, finalmente, porque suspeitava novamente que ele estava com edema pulmonar: estava muito cansado, ofegante, evitando esforço, tosse. Ficamos em pânico. Fazia nebulização toda noite nele.

Mamãe, grávida, de barrigão e inchada, fazendo nebulização em Petit por causa da tosse.

Mamãe, grávida, de barrigão e inchada, fazendo nebulização em Petit por causa da tosse.

Petit foi reavaliado e mamãe ficou com o coração na mão, já esperando a má notícia. Todas as reavaliações geravam más notícias! Da última vez o outro médico dele chegou a dizer que não sabia como Petit estava vivo! Podem acreditar?

Mas dessa vez foi diferente. Médico diferente, tratamento diferente. Petit evoluiu os sintomas, sim, mas os exames estavam muito parecidos com anteriores, necessitando apenas de ajuste de dose dos medicamentos. Sobre o emagrecimento gritante dele, o médico disse que não tem muito o que fazer, que é efeito da doença. Falou para dar suplementos, aquelas latinhas de comida especial para cardíacos – a ração dele já é cardio.

Petit já chegou a pesar 11kg! Sempre lutou contra a balança. Mas com a cardiopatia e a perda muscular natural da velhice, em dois anos, agora pesa 7kg!

Petit já chegou a pesar 11kg! Sempre lutou contra a balança. Mas com a cardiopatia e a perda muscular natural da velhice, em três anos, agora pesa 7kg!

O médico disse que se não fosse esse tratamento e meus cuidados, com certeza Petit teria ido embora. Senão naquele episódio que ele teve edema, ou até mesmo antes.

Então, o que eu queria compartilhar com vocês é isso: não desistam. Petit é cardiopata grave. Muitos poderiam ter desistido. O tratamento é caro, sim. Os cuidados são muitos. Mas vale a pena. Petit está aí, bem, vivendo a beleza de 15 primaveras, sendo rabugento, reclamando de tudo, chorando na barra da cama da mamãe esperando que eu o coloque na cama e o cubra, pedindo comida na cozinha, invadindo banheiro pra comer papel… agora ganhará uma irmãzinha humana. O quanto teríamos perdido se tivéssemos apenas aceitado que ele está velho? Não. Não aceitemos. Lutemos por nossos pets! Em humanos haveria alternativa de cirurgia cardíaca. Em pets não há. Exatamente porque em veterinária não há os recursos porque não há interesse. Temos que lutar por nossos pets! Só assim a medicina veterinária evoluirá também. Já evoluiu! Quando que um animal paraplégico viveria 15 anos e super bem há 30 anos atrás? Nunca, né?

Petit já passou por tanta coisa! Leia a história dele completa aqui. Não seria eu a desistir por ele optando covardemente por uma eutanásia. Até quando será possível? Não sei. Até quando ele estiver bem, com certeza, não será uma opção. E espero que fique bem por muito tempo ainda. <3

Petit esperando a primeira irmã humana dele. Ainda terá muito a ensinar a ela como irmão mais velho.

Petit esperando a primeira irmã humana dele, roubando o sapatinho dela. Ainda terá muito a ensinar a ela como irmão mais velho.